Etapas 50 : Início em Faro

Longitude951km

Neste Caminho Português Central em direção a Santiago de Compostela, encontramos cidades de grande beleza, recursos naturais e gastronomia únicas.

O Norte de Portugal, berço da identidade portuguesa, preserva um património arquitetónico e paisagístico únicos de vivenciar, começando na Antiga, Mui Nobre, Sempre Leal e Invicta Cidade do Porto, reconhecida internacionalmente pelo seu património relativamente ao nível arquitetónico, histórico e de caráter singular, de fortes tradições implementadas na sua população (amável, acolhedora e orgulhosa da sua cidade).

Além das suas gente, esta cidade é o emblema de monumentos com um simbolismo importante, desde a Igreja e Torre dos Clérigos, monumento de inspiração barroca do século XVIII projetado por Nicolau Nasoni e Ex Libris da cidade, assim como outros recursos patrimoniais de elevada relevância como a Catedral do Porto (preserva o culto ao apóstolo Santiago); o Palácio da Bolsa; a Igreja de S. Francisco; a Ponte D. Luís I; os jardins do Palácio de Cristal e o Mosteiro da Serra do Pilar, que demonstram um passado vivido, apaixonado e resistente.

Este caminho permite viver a experiência única de conhecer cidades icónicas e místicas conhecidas pelas suas lendas populares, como Barcelos, a qual com a lenda do galo, símbolo de Portugal, está ligado à peregrinação jacobeia – até Ponte de Lima, uma das vilas mais antigas de Portugal, conhecida pela sua gastronomia rica em conhecimentos e sabores.

Mas não só de Portugal se trata, este caminho é complexo relativamente aos detalhes por descobrir ao longo de Portugal e Espanha. É possível observar diferentes estilos arquitetónicos, desde o medieval, renascentista, barroco, gótico, manuelino, Art Déco ao contemporâneo, envolvendo a beleza natural dos bosques, cascatas e inclusive das águas termais, como é o caso de Caldas de Reis, em Pontevedra, município conhecido pela sua hospitalidade, pois Pontevedra dá de beber a quem por lá passa.

Tui, uma das sete capitais do Antigo Reino da Galiza, de índole medieval e conhecida pelo seu caráter religioso obriga a quem a visita a passagem e reflexão na Catedral gótica de Santa María; no Convento das Clarissas e na igreja Gótica de Santo Domingo, sem esquecer descansar em Porriño, cuja beleza do edifício da câmara municipal é uma inspiração para quem queira seguir o seu caminho até Santiago de Compostela – descansar em Padrón, que tal como o seu pimento, pode picar o seu espírito, ou não.