Etapa 32 : Início em Salamanca

Longitude633km

Ao longo do trajeto pode-se observar monumentos de culto ao apóstolo Santiago em diversas cidades, como Amarante, cuja ponte e mosteiro encontram-se consagrados a S. Gonçalo, até Braga, cuja catedral românica tem sido construída como centro de peregrinação rival a Compostela e percorrendo Guimarães, cidade berço de Portugal, uma magnífica cidade histórica que construiu o primeiro hospital para peregrinos; de impressionante beleza natural, como se pode constatar na Serra da Penha, também conhecida pela sua população de identidade bastante vincada, tal como o rei fundador da nação portuguesa, D. Afonso Henriques.

Os factores história, património e natureza em simbiose têm especial destaque no caminho, já que em quase todas as cidades se encontra localizada uma catedral, castelo ou monumento de elevado valor e importância inseridos na natureza, como são os exemplos do “Santuário de Bom Jesus de Braga” e o “Castelo de Guimarães” .

Esta rota foi idealizada em homenagem a Diego Torres, professor catedrático de Salamanca, que esteve exilado em Portugal e realizou este percurso no ano 1737, daí a denominação do caminho: Caminho de Torres.