Etapas 24 : Inicio em Viseu

Longitude467km

Existem desde Portugal vários itinerários de peregrinação em direção a Santiago de Compostela.

O Caminho Interior nasce no Algarve português e continua por Évora, Castelo Branco, Vila Real e Chaves. Atravessa a região demarcada vitivinícola mais antiga do mundo, o Douro! E finalmente, passa na Galiza pela sua zona nordeste, através da Vila de Verín, onde se incorpora ao Caminho do Sudeste -Via de Prata.

Na fronteira entre Espanha e Portugal, o caminhante poderá aproveitar o grande potencial que a zona de Chaves e Verín oferece no que se refere às águas termais e minerais e, ao mesmo tempo, passar ao pé das fortificações que defendiam a fronteira; tal é o caso do Castelo de Monterrey, a maior acrópole galega.

Este Caminho coincide em alguns locais com vias de origem romana e medieval e, em outros, com simples caminhos agrícolas, o que resulta num contraste muito interessante. Percorrendo pelas etapas será capaz de observar rios, pontes antigas, vales dominados por um variado mosaico de culturas e núcleos rurais dispersos.

Encorajamos a vivenciar e a surpreender-se por tudo o que esta variante do Caminho lhe vai oferecer. Sentir-se-á completo ao atingir o seu objetivo!

O factor água é um recurso fundamental neste caminho, já que em todas as cidades a riqueza termal é uma constante, desde Vidago, Pedras Salgadas, Chaves, e já em Espanha, Verín. A melhor água mineral natural com gás no mundo obtém-se em Pedras Salgadas, localidade de Vila Pouca de Aguiar, enquanto a maior diversidade de águas de origem mineira e medicinal do mundo por Km encontra-se na eurocidade Chaves-Verin, fronteira entre Portugal e Espanha.
Já em território espanhol, desde Verín onde se encontra o magnífico castelo de Monterrei, a maior acrópole galega que em tempos acolheu a primeira impressão e através de Ourense até Ponte Ulla observará em toda esta zona uma riqueza termal única no mundo que convida as pessoas a desfrutar das suas propriedades únicas e curativas, assim como a visitar as bonitas localidades muito bem conservadas, estando desta maneira presente todo um património rico em catedrais, igrejas e monumentos de valor histórico singular no mundo.