Apresentamos-lhe os nossos pacotes perfeitamente adaptados às suas necessidades e que, ao mesmo tempo, cumprem o objetivo de contar com a duração suficiente para a obtenção da Compostela. Venha viver uma experiência inesquecível com os nossos serviços adaptados!!!!!

Propomos um programa completo que, em todo o caso, se pode adaptar à duração e distância desejada em função da sua disponibilidade de tempo e vontade em se aventurar! Uma duração inferior é perfeitamente possível, mas não permitirá a obtenção da Compostela (a não ser que deseje voltar futuramente para finalizar o Caminho).

Desfrutar da beleza do Caminho Português pelo interior e de um percurso fascinante está nas suas mãos. Poderá divertir-se sem preocupações e com a garantia e tranquilidade de percorrer trajetos já analisados e testados previamente. A sua única função será: APROVEITAR.

PACK DEMANDING PILGRIMAGE – NÍVEL 3 (alta – Dificuldade 3): pessoas surdas, mudas, pessoas a recuperar de alguma lesão, seniores que apresentem boa mobilidade, entre outras.

Etapa 1
VISEU – ALMARGEM; LAMELAS – LAMEGO

Longitude20km

Preparado para iniciar a sua aventura? Temos a certeza que se vai divertir!

Partirá de Viseu, cidade importante pela sua arte sacra e arquitetura religiosa, cujo símbolo principal é a sua Catedral, a partir da qual iniciaremos esta etapa.

A cidade é cercada por belas montanhas e, a seus pés, existem imensas vinhas e florestas exuberantes. A cidade de Viseu é conhecida como a capital gastronómica da região, além de ser igualmente famosa pelo vinho de Denominação de Origem do Dão.
Não deve continuar o caminho sem saborear as iguarias gastronómicas desta zona! E se optar por percorrer este caminho durante o Verão, aproveite a festa mais antiga de Portugal, São Mateus!

Viseu e Lamego serão as suas primeiras paragens para carimbar a sua credencial.

Desde a saída de Viseu e passando por Madalena, Bassar, Campo, Lordosa, Quintãs, Pousa Maria e, finalmente, Almargem, poderá aproveitar e desfrutar a natureza e o ambiente puro da zona, sentindo a tranquilidade deste maravilhoso espaço rural.

Realizará um segundo percurso que começa em Lamelas e que atravessa Casa Nova, onde encontrará o Santuário da Nossa Senhora dos Remédios, terminando em Lamego, cidade onde se convocaram as primeiras Cortes de Portugal para nomear o primeiro rei de Portugal, D. Afonso Henriques.

Uma reivindicação que não deve perder consiste na incrível escadaria barroca que sobe em ziguezague até à igreja de Nossa Senhora dos
Remédios. E que tal aproveitar a sua gastronomia e vinhos depois de todo este esforço? Merece a recompensa!




Etapa 2
LAMEGO – PESO DA RÉGUA – SÃO MIGUEL DE LOBRIGOS

Longitude19km

Nesta nova etapa sairá do ponto em que terminou a anterior, a cidade de Lamego. Certamente que irá aproveitar o dia de hoje da mesma forma que desfrutou da primeira etapa!

Depois de alguns quilómetros de Estrada chegará à cidade de Peso da Régua (onde carimbará a sua próxima credencial), cidade conhecida pela distribuição do vinho do Porto, o qual é acreditado pelo Museu do Douro, focado no vinho e no rio Douro.
Não se esqueça de o visitar!

O seu caminho continuará por Remostias, S. Gonçalo, Aveleiro, Matos Bairro, Lobrigos, Vale de Moinhos, terminando esta etapa em S. Miguel de Lobrigos, junto à igreja matriz. Esta igreja tem uma decoração interior digna de ser vista: os altares, tetos e paredes de talha dourada do barroco nacional incluem um imaginário bastante interessante.

Terminou esta etapa e é mais que hora para recuperar e relaxar para o dia seguinte.
Bom descanso e esperamos por si amanhã!




Etapa 3
VILA POUCA DE AGUIAR – REBORDOCHÃO; SÃO PEDRO DE AGOSTEM – CHAVES – OUTEIRO SECO

Longitude20km

Já é um caminhante experiente e por essa razão, coragem, e sigamos para esta terceira etapa!

O seu ponto de partida e de carimbagem da credencial é Vila Pouca de Aguiar. Neste primeiro trajeto percorrerá cerca de 7 quilómetros e poderá relaxar observando a paisagem, capelas, rios… até chegar a Rebordachão.

A sua seguinte trajetória começará na Capela de Nossa Senhora da Saúde em S. Pedro de Agostem e desde aí chegará a Chaves (carimbagem da credencial), cidade protagonista de águas termais e mineiro-medicinais devido à sua qualidade.

Em Chaves é de destacar as suas imponentes fortificações e o seus monumentos históricos, procedentes das diversas batalhas contra os romanos, os visigodos, os muçulmanos, os franceses e os espanhóis.
Como curiosidade, é relevante mencionar que a primeira derrota que Napoleão sofreu em Portugal foi precisamente em Chaves.

Agora seria um bom momento para recuperar as forças com um aperitivo da gastronomia requintada desta região antes de terminar esta etapa, visto que só lhe falta um pequeno trajeto em direção a Outeiro Seco. Não acha uma boa ideia?




Etapa 4
ALLARIZ (SANTA MARIÑA DE AUGAS SANTAS)- OURENSE

Longitude19km

Esta é a sua primeira etapa em território espanhol e um dos atrativos deste Caminho – passar por dois países até Santiago de Compostela.

O ponto de partida é Santa Mariña de Augas Santas, conjunto majestoso constituído pela igreja de Santa Mariña, o castro de Armeá e a inacabada basílica da Ascención, cuja cripta abriga o Forno da Santa.

Antes de entrar em Ourense, ficará surpreendido com o núcleo histórico do Seixalbo, declarado Conjunto de Valor Etnográfico; na antiguidade tinha a sua própria prisão e, juntamente à de Albergaria, um dos poucos rolos da Galiza, onde se executavam as sentenças públicas.

Percorrerá uns poucos quilómetros mais para chegar ao Convento de S. Francisco, onde fica o albergue de peregrinos e o ponto final desta bela etapa.




Etapa 5
BENDOIRO – SILLEDA; RUBIAL – SANTIAGO DE COMPOSTELA

Longitude22km

Você começará a sua última etapa antes de chegar a Santiago de Compostela e atingirá o objetivo que o motivou desde o início desta aventura e que lhe parecia tão longínquo. Como pode verificar, com esforço e entusiasmo tudo se consegue!

O início da etapa é Bendoiro e percorrerá uma trajetória de cerca de 9 quilómetros até Silleda através de um caminho relaxante e de bonitas paisagens, atravessando a genuína ponte medieval de Taboada sobre o rio Deza, afluente do Ulla.
Subiremos até à paróquia de Taboada e em seguida para a vila de Trasfontao, até chegarmos a Silleda.

Só mais um último empurrão e após percorrer 12 quilómetros alcançará o seu objetivo! Rubial está situado no município de Boqueixón, existindo aqui um desvio para o Pico do Sacro (mais de quinhentos metros de altura), diretamente vinculado à tradição “Translatio “ do corpo do apóstolo de Iria Flavia a Compostela.

Quando estiver realmente a aproximar-se de Santiago e depois de atravessar a ponte do século XII sobre o rio Sar, fará um último esforço nas Ruas do Sar e de Castrón Douro. Entrará em Santiago através do arco da Porta de Mazarelos, única porta ao pé da antiga muralha medieval.

Depois de percorrer a Praza da Universidade, a Rua de Calderería e Praza das Praterías, estará na Praza do Obradoiro onde o seu objetivo será alcançado e isso será tão estimulante como tudo o que se encontra ao seu redor.
Só lhe falta visitar a Catedral e apreciar a monumentalidade de Santiago se ainda lhe sobrarem forças.

Parabéns e obrigado por nos deixar participar na sua aventura!