Apresentamos-lhe os nossos pacotes perfeitamente adaptados às suas necessidades e que, ao mesmo tempo, cumprem o objetivo de contar com a duração suficiente para a obtenção da Compostela. Venha viver uma experiência inesquecível com os nossos serviços adaptados!!!!!

Propomos um programa completo que, em todo o caso, se pode adaptar à duração e distância desejada em função da sua disponibilidade de tempo e vontade em se aventurar! Uma duração inferior é perfeitamente possível, mas não permitirá a obtenção da Compostela (a não ser que deseje voltar futuramente para finalizar o Caminho).

Desfrutar da beleza do Caminho Português pelo Interior e de um percurso fascinante está nas suas mãos. Poderá divertir-se sem preocupações e com a garantia e tranquilidade de percorrer trajetos já analisados e testados previamente. A sua única função será: APROVEITAR.

PACK MEDIUM PILGRIMAGE – NÍVEL 2 (média – Dificuldade 2): pessoas invisuais, obesas, entre outras.; em geral, peregrinos com dificuldade em percorrer encostas que apresentem um ritmo de caminhada médio-alto.

Etapa 1
VISEU – BASSAR – LORDOSA; LAMEGO – SANDE

Longitude16km

O seu ponto de partida para realizar este Caminho é Viseu, partindo da sua Catedral do século XVI. A sua construção começou no século XII, e preserva do estilo original românico poucos vestígios, predominando atualmente o estilo gótico. Uma saída majestosa para começar o seu caminho!

Em Viseu carimbará a sua primeira credencial e em Lamego, a seguinte.

Localizada no centro de Portugal e cercada de montanhas e rios, o percurso de Viseu até Lordosa, atravessando Bassar, oferecerá os ingredientes necessários para que desfrute de uma paisagem imponente, assim como ar puro, o que proporcionará tranquilidade e encantamento para o seu espírito caminhante.

O segundo trajeto desta etapa começa em Lamego, cidade que conta com uma catedral desde o século XI e foi dominada pelos árabes desde o século VI até ao século XI. Toda esta história se pode comprovar e desfrutar nos diferentes monumentos e vestígios que existem como prova.

É um excelente sítio para terminar a sua etapa com algumas das suas especialidades a nível gastronómico: presunto ou cabrito assado com arroz de forno. Ou, porque não saborear ambos?




Etapa 2
SANDE – PESO DA RÉGUA; VILA REAL – ESCARIZ

Longitude17km

Começará a sua segunda etapa em Sande e percorrerá até Peso da Régua através de Pontão, onde poderá apreciar a barragem do rio Varosa, continuará por Juan de Baixo e Juncal de Cima.

A cidade do Peso da Régua foi conhecida por ser um grande centro de abastecimento de Vinho de Porto durante o século XIII. Atualmente continua a ser bastante importante em relação ao seu transporte devido à gigantesca ponte IP3.

O seu seguinte trajeto seguirá desde Vila Real a Escariz. Poderá carimbar a sua credencial na Câmara Municipal de Vila Real. Cidade dinâmica e aberta, além da sua variada atividade cultural, Vila Real oferece uma grande variedade de iguarias para saborear a sua rica gastronomia.

Terminará esta etapa na Capela de Escariz e aconselhamos que aproveite o resto do dia para relaxar e assimilar tudo o que tem visto. Esperamos por si amanhã com novos locais para admirar!




Etapa 3
VILA POUCA DE AGUIAR – PEDRAS SALGADAS; SÃO PEDRO DE AGOSTEM – CHAVES

Longitude18km

Já começa a tornar-se um especialista em caminhadas, e por isso, ânimo e começamos esta terceira etapa!

Sairá de Vila Pouca de Aguiar e carimbará pela primeira vez a sua credencial nesta etapa. Esta vila apresenta uma grande beleza circundante, rodeada de serras e cursos de água que proporcionarão tranquilidade e onde também poderão observar numerosos moinhos e curiosos relógios solares.

O seu seguinte trajeto começará na Capela de Nossa Senhora da Saúde em São Pedro de Agostem e desde aí chegará a Chaves, bonita vila situada no vale do rio Tâmega, onde durante a época de ocupação romana se designava por “Acquae Flaviae”, denominado pelo Imperador Vespasiano em homenagem às suas fantásticas fontes termais.

Que lhe parece terminar este dia relaxando nas águas termais mineiro-medicinais e despedindo-se desta forma da etapa portuguesa, começando uma nova etapa no dia de amanhã em território espanhol já com todas as forças recuperadas?




Etapa 4
VERÍN – INFESTA; LIÑARES – CEA

Longitude17km

Começará o seu Caminho em território espanhol e desejamos que o aproveite tanto quanto o português.

Partiremos de Verín (até Infesta), capital das águas minerais da Galiza, conhecida pelas suas nascentes das quais são extraídas e comercializadas várias águas: Cabreiroá, Sousas e Fontenova, entre outras. Localizada no vale de Monterrey, esta vila surgiu ao pé da Fortaleza do mesmo nome, a maior e melhor conservada acrópole da Galiza. As terras de Verín são muito férteis e proporcionam o requintado vinho de Monterrey. Que tal fazer uma pequena paragem no Caminho para saborear este conhecido vinho?

O seguinte trajeto vai de Liñares a Cea. O pão de Cea e o mosteiro de Oseia são os emblemas deste município (embora não sejam os únicos) e constituem uma esplêndida combinação para saciar tanto o seu apetite espiritual como o terrestre. Aproveite ambos!!




Etapa 5
CEA – OSEIRA – DOZÓN

Longitude17km

Iniciará o dia partindo de Cea, município conhecido pelo seu pão fantástico e tradicional e, mal saia desta localidade, encontrará um memorial curioso que consiste num monumento à mulher que amassa o pão no seu forno de lenha.

Continuará em direção a Oseira. O Mosteiro de Oseira está situado numa bonita área natural. A importância histórica deste mosteiro reflete-se na sua arquitetura e grandeza e inclusive, nas construções e residências dos séculos passados que existem no Caminho desde Ourense.

No último trajeto da etapa chegará ao município de Dozón, onde não deve deixar de admirar e visitar a pequena joia do estilo românico-galego, a sua igreja de Santa María.

Estará mais perto do seu objetivo a cada passo que dê e apenas falta uma última etapa. Vamos em frente!




Etapa 6
VEDRA – SUSANA – SANTIAGO DE COMPOSTELA

Longitude17km

O seu objetivo está cada vez mais próximo e é cada vez mais emocionante!
Começará esta sua última etapa e sentirá uma mistura de emoções para chegar ao fim desta viagem, mas também uma certa tristeza ao colocar um ponto final a uma aventura que certamente lhe ofereceu uma infinidade de conhecimentos, sentimentos e bons momentos!

Esta última etapa começa em Vedra. Existem quase 8 km de trilhos de terra até Susana, entre florestas abundantes de eucaliptos e pinheiros.

A partir daqui inicia-se a parte mais bonita da etapa. Será capaz de admirar os arredores da capela de Santa Lucía com uma velha fonte, um monumento em forma de cruz com um alto varal, um antigo moinho bem conservado atrás da igreja e uma ponte de pedra.

Já a entrar em Santiago de Compostela, atravessará o rio Sar através da ponte da mesma designação, construída no séc. XII. Os peregrinos que utilizavam esta rota entravam na cidade pela porta de A Mámoa ou pela de Mazarelos (a única que resta da antiga muralha).

Mais um conjunto de bonitas ruas e finalmente alcançará o seu objetivo: estará na Praça do Obradoiro, com a Catedral e o Apóstolo a oferecer uma receção hospitaleira, tal como o sempre fizeram ao longo dos séculos. A mistura de sensações que o sobrecarregam nesse momento fará todo o seu esforço valer a pena. É um sentimento de realização plena que somente um peregrino como a sua pessoa poderá vivenciar.