Etapas 15 : Inicio no Porto

Longitude302km

Este percurso realizado ao longo da costa é o mais acessível de todos e começa na segunda maior cidade de Portugal, Porto, cidade de rio e mar, sendo considerada um dos vínculos mais importantes no caminho até Santiago de Compostela.

Ao longo do percurso descobrem-se cidades históricas, repletas de tradições e lendas populares, monumentos imponentes, paisagens de beleza estonteante e histórias que para sempre permanecerão na memória de aqueles que as oiçam – Desde a majestosa Ponte D. Luis, projetada pelo engenheiro belga Théophile Seyrig, discípulo de Gustave Eiffel – à famosa livraria Lello, fonte de inspiração de JK Rowling na criação do fantástico mundo de Harry Potter, até Viana do Castelo, cujo nome provém da lenda na qual um jovem se apaixona por Ana, uma princesa que vivia no Castelo, e sempre que a via, dizia: “Vi a Ana! Vi a Ana do Castelo!.
O caminho português pelo litoral é único pela sua beleza mágica, misturando a grandeza arquitetónica do Monte de Santa Luzia à simplicidade do oceano atlântico, assim como de praias fluviais e montes verdejantes.

Um dos exemplos da sua grandeza natural pode ser encontrado em Vila Praia de Âncora, localidade do município de Caminha e caracterizado pelas suas praias fluviais e atlânticas, destacando-se a Praia das Crianças, conhecida pelo seu efeito tranquilizante.
Em Caminha é possível visitar uma ilha única no mundo, Ínsua, famosa pela sua nascente de água doce cristalina, que brota do solo rochoso. Este fenómeno é peculiar visto que apenas se conhecem três fontes semelhantes no mundo, existindo quem diga que é milagrosa, e tal como o historiador português José Hermano Saraiva perguntou: “haverá quem venha a Caminha e não se questione sobre que ilha é aquela e não sentir o desejo de ir lá?”

As ilhas Cíes, Ons, Sálvora e Cortegada, conjunto de ilhas de água azul turquesa e areia branca, a qual o jornal britânico The Guardian considerou como a areia de Rodas nas ilhas Cíes como a melhor do mundo, sendo também o único parque nacional marítimo-terrestre do país.
Além da beleza natural existente ao longo da costa, manifesta-se um sentimento de preocupação meio ambiental e cultural. A Bienal Internacional de Arte de Cerveira, em Vila Nova de Cerveira é um exemplo do anteriormente mencionado, assim como A Guarda, cidade distinguida pela Comissão Europeia como destino europeu de excelência devido à sua proposta de desenvolvimento de turismo sustentável.