Apresentamos-lhe os nossos pacotes perfeitamente adaptados às suas necessidades e que, ao mesmo tempo, cumprem o objetivo de contar com a duração suficiente para a obtenção da Compostela. Venha viver uma experiência inesquecível com os nossos serviços adaptados!!!!!

Propomos um programa completo que, em todo o caso, se pode adaptar à duração e distância desejada em função da sua disponibilidade de tempo e vontade em se aventurar! Uma duração inferior é perfeitamente possível, mas não permitirá a obtenção da Compostela (a não ser que deseje voltar futuramente para finalizar o Caminho).

Desfrutar da beleza do Caminho Português pela Costa e de um percurso fascinante está nas suas mãos. Poderá divertir-se sem preocupações e com a garantia e tranquilidade de percorrer trajetos já analisados e testados previamente. A sua única função será: APROVEITAR.

PACK DEMANDING PILGRIMAGE – NÍVEL 3 (alta – Dificuldade 3): pessoas surdas, mudas, pessoas a recuperar de alguma lesão, seniores que apresentem boa mobilidade, etc.

Etapa 1
PORTO – MATOSINHOS – FACHO – VILA DO CONDE

Longitude20km

Começamos a nossa aventura na muy nobre, sempre leal e invicta cidade do Porto, cidade de valiosos e emblemáticos monumentos, onde iremos visitar alguns dependendo do perfil do grupo, desde o Palácio da Bolsa, o Museu do vinho do Porto ou a torre dos Clérigos. Continuando o trajeto pela costa, chegaremos a Matosinhos, cuja vila marítima de Leça da Palmeira é interessante em relação à sua arquitetura moderna: “Piscina das Marés” e “Casa de Chá da Boa Nova”, obras do famoso arquiteto Álvaro Siza Vieira. Não lhe iremos dar pistas, porque vai ficar surpreendido. Nesta etapa o carimbo das credenciais será realizado no Mercado municipal.

Nesta zona não podemos ignorar a sua cozinha requintada que é outra das suas principais atrações às que o convidamos a comprovar por si mesmo. Desta forma acabará satisfeito, por dentro e por fora!!!!!

Esta etapa termina em Vila do Conde, uma localidade preciosa com um grande património histórico e cultural.




Etapa 2
VILA DO CONDE – PÓVOA DE VARZIM – A VER – O – MAR – BARRANHA – ESPOSENDE

Longitude20km

Continuamos novamente em Vila do Conde que, desde o ano 2004, é um dos municípios fundadores da rede nacional de “cidades e vilas com mobilidade para todos”! Além disso, esta vila tem um interessante e curioso passado de salinidade, já que foi o principal exportador de sal durante a época romana.

Não queremos deixar de o surpreender e oferecer-lhe curiosidades no seu Caminho, assim que continuamos o nosso percurso em direção a Póvoa de Varzim. Após admirar a sua riqueza arquitetónica, oferecemos-lhe outra curiosidade: como comunidade piscatória oferece-nos as marcas poveiras, símbolos que os locais utilizavam como emblemas das famílias e que demonstravam a propriedade dos seus bens. Pode ser que a sua proveniência seja oriunda dos vikings!

Em seguida avançaremos em direção a A Ver – O – Mar e Barranha onde poderá desfrutar das maravilhosas paisagens. Esta etapa termina em Esposende, onde voltará a carimbar as suas credenciais. Se não se encontrar muito cansado, deveria provar a pastelaria tradicional da zona: os incríveis folhadinhos e cavacas ou as apetecíveis “conventuais” clarinhas de Fão.
Um ótimo final de etapa, não acha?




Etapa 3
ESPOSENDE – AMOROSA – VIANA DO CASTELO

Longitude21km

Desfrutando de um novo dia nesta etapa agradável, continuaremos o nosso percurso em direção a Amorosa desde Esposende, aqui poderá ver praias magníficas e reconhecidas ao nível da sua acessibilidade, até chegar à famosa praia da Amorosa, uma praia de areia fina com Bandeira Azul.

Em Viana do Castelo, poderá visitar palácios vangloriosos, igrejas e conventos, chafarizes e fontes que fazem parte da sua herança patrimonial. Poderá fazer múltiplos passeios: de inspiração manuelina, barroca, modernista ou que tenham como tema de fundo o azulejo, entre outros. E um incrível barco-museu, o Gil Eanes, que em tempos foi um hospital.

A gastronomia de Viana é algo que não deve perder pois é requintada. Como não saborear o bacalhau e outros pratos e sobremesas, assim como também os seus vinhos Verdes – celebraremos desta forma para comemorar mais uma etapa alcançada com sucesso.




Etapa 4
VILA PRAIA DE ANCORA – MOLEDO – CAMINHA – CAMPOSANCOS – A GUARDA

Longitude19km

Vila Praia de Âncora (onde recolherão o carimbo para a credencial) é uma praia de grandes proporções rodeada pelo mar atlântico, mas também existem praias fluviais, já que o mar e o rio têm lugar de destaque nesta localidade. Na praia encontram-se alguns barcos típicos do setor marinheiro, atracados na areia.

Neste mesmo dia poderá caminhar em dois países (Portugal e Espanha) e, além disso, percorrer um troço aquático em ferry ou através de uma bonita e antiga ponte, dependendo da época do ano.

A etapa tem à sua espera bastantes surpresas a cada passo que dê desde Moledo e Caminha até chegar a Camposancos. Em geral, em quase todos os pontos da rota e com dias e céus limpos, vai ter a possibilidade de observar uma bela imagem de fundo da Foz do Rio Minho, a praia de Moledo e o castro de Santa Tecla.

Já em A Guarda, no sul da província de Pontevedra, poderemos desfrutar do colorido e singular passeio marítimo, entre outras tantas coisas a descobrir, sem esquecer o potencial desta zona em termos de marisco… Como curiosidade, há uma rota para visitar construções indianas, localizadas no centro urbano e construídas na segunda metade do séc. XIX e início do séc. XX pelos emigrantes de A Guarda, provenientes de Porto Rico, República Dominicana e Brasil. E para os mais aventureiros, a subida ao Monte de Santa Tegra, o segundo lugar mais visitado da Galiza, depois da Catedral de Santiago.




Etapa 5
LAGARES – VIGO (PRAÇA AMÉRICA) – O POBO – PONTEVEDRA (PONTE DO BURGO) – PONTECESURES – PADRÓN – SANTIAGO (ENTRADA FINAL PELA AVDA. ROSALÍA DE CASTRO)

Longitude20km

Esta última etapa ocorre integralmente na Galiza (Espanha). Começará em Lagares (o rio Lagares é o principal curso fluvial do município de Vigo) e passará por Vigo, cidade olívica (alcunha devido à existência de uma oliveira plantada pelos Cavaleiros Monjes Tempários no átrio da igreja da Colegiata de Santa María). Nesta cidade existem mais de 30 capelas, mosteiros e igrejas, algumas delas bastante curiosas. Está disposto a conhecer este património?
Em Pontevedra poderá conhecer o Santuário da Virgem da Peregrina, igreja em forma de concha de vieira e admirar o centro histórico, cuidado e preservado.

O seguinte trajeto ocorre entre Pontecesures e Padrón, cada vez mais perto de Compostela. Os lugares mais pitorescos para visitar em Pontecesures são os Miradouros de Galiñeiro e Piñeiro Manso; As Ribeiras de San Pedro; o castro em Finca de Acevedo; o bairro marinheiro de Monte do porto e o passeio fluvial pelo porto.

Como curiosidade é relevante mencionar que se considera que o nome de Padrón provém de “Pedrón” que é mantido sob o altar principal da igreja de Santiago. Segundo a tradição jacobeia, o altar romano atualmente dedicado ao deus Neptuno, era o ponto de ancoradouro do barco que, no século I, por volta de 44 DC, trasladou o corpo sem vida do apóstolo Tiago de Haffa (Palestina) para o porto de Iria Flavia.
Entrará na cidade de Santiago de Compostela através da Avenida Rosalía de Castro até à Praça Obradoiro e a sua majestosa Catedral, final do percurso e um momento emocionante e mágico.

Parabéns chegou ao seu destino!

Depois de recolher a sua Compostela e desfrutar de um merecido descanso, poderá desfrutar de uma visita guiada à cidade. Durante a noite, irá degustar um jantar com produtos típicos galegos que terminará com uma surpresa muito agradável.

O final da sua experiência: gratos por a partilhar consigo !