Apresentamos-lhe os nossos pacotes perfeitamente adaptados às suas necessidades e que, ao mesmo tempo, cumprem o objetivo de contar com a duração suficiente para a obtenção da Compostela. Venha viver uma experiência inesquecível com os nossos serviços adaptados!!!!!

Propomos um programa completo que, em todo o caso, se pode adaptar à duração e distância desejada em função da sua disponibilidade de tempo e vontade em se aventurar! Uma duração inferior é perfeitamente possível, mas não permitirá a obtenção da Compostela (a não ser que deseje voltar futuramente para finalizar o Caminho).

Desfrutar da beleza do Caminho Central Português e de um percurso fascinante está nas suas mãos. Poderá divertir-se sem preocupações e com a garantia e tranquilidade de percorrer trajetos já analisados e testados previamente. A sua única função será: APROVEITAR.

PACK MEDIUM PILGRIMAGE – NÍVEL 2 (média – Dificuldade 2): pessoas invisuais, obesas, entre outros; em geral, peregrinos com dificuldade em percorrer encostas que apresentem um ritmo de caminhada médio-alto.

Etapa 1
Porto – Padrão (Mosteiro de São Salvador; Madalena (Vilarinho) – Santagões)

Longitude17km

Comece esta aventura apaixonante no Porto, cidade cosmopolita e ao mesmo tempo bastante confortável, elegida em 2017 como Melhor Destino Europeu. A zona mais antiga da cidade é caraterizada pelas suas antigas casas pitorescas e ruelas cheias de vida. Esta região é mundialmente conhecida pela produção do Vinho do Porto, armazenado nas enormes caves existentes na ribeira do rio Douro.
E se começar o caminho com um Vinho do Porto e uma francesinha? Um ritual gastronómico para quem visita a cidade pela primeira vez.
Além disso, poderão carimbar pela primeira vez a credencial e continuar até ao Mosteiro de São Salvador, o final desta primeira trajetória.

O seguinte trajeto é mais curto e vai desde Madalena (Vilarinho) até Santagões.

Após esta primeira etapa e também o primeiro contacto com o Caminho, desfrutará de um momento relaxante e de descanso. Aproveite!




Etapa 2
Santagões – Rates – Ferrado

Longitude16km

Esperamos que comece esta segunda etapa animado, começará em Santagões até Rates (onde poderá carimbar a sua credencial no Albergue), passando por S. Mamede; S. Miguel de Arcos; Moldes e Borgonha.

Irá apreciar um outro tipo de paisagens, terá uma perceção diferente do Caminho – agora mais relaxante, rural e não tão cosmopolita como o da etapa anterior – sendo, no entanto, igualmente interessante e enriquecedor.
Admirará também o precioso património religioso português, tal como os exemplos da Igreja de S. Pedro e da Capela de S. António, em Rates.

Em Ferrado encontrará o final desta etapa rural, e enriquecer-se-á tanto a nível cultural como espiritual!!




Etapa 3
Barcelos – Gândara; Ponte de Lima – Regatal

Longitude17km

Hoje o dia será bem completo e interessante. Começamos?

A primeira parte da etapa começa em Barcelos, a cidade conhecida pela lenda do galo de Barcelos, símbolo da identidade portuguesa. É uma cidade repleta de monumentos e possuidora de uma magnífica paisagem, como é o exemplo do Jardim das Barrocas. Um ótimo conjunto para começar o terceiro dia.

A seguinte trajetória parte de Ponte de Lima, vila onde apreciará a arquitetura, museus e o grande parque temático que mais se parece a um jardim botânico, entre muitas outras coisas que o deixarão surpreendido, tal como a sua gastronomia.
Não podemos deixá-lo continuar o Caminho sem saborear a famosa gastronomia de Ponte de Lima!

Atravessando a preciosa ponte medieval, observará a Igreja de Santo António da Torre Velha e o Albergue de peregrinos. Continua a sua viagem através da Estrada Nacional até Regatal.

Nesta etapa carimbará as suas credenciais, tanto em Barcelos como em Ponte de Lima.




Etapa 4
Regatal – Espinheiros; Rubiães – Valença

Longitude18km

A etapa que hoje iniciará corresponde à última em território português, por isso vamos aproveitar como se fosse a primeira.

Uma primeira fase desta etapa levá-lo-á tranquilamente por terrenos rurais e agradáveis, contrastando um pouco com o caráter cosmopolita da etapa anterior.

Passará por Paredes, Devesa, Salgueiro, Codeçal e Balada, para chegar finalmente a Espinheiros, não esquecendo de admirar a riqueza paisagística das margens do rio Labruja.

A última trajetória consiste desde a Igreja S. Bento da Porta Aberta até Valença, cujo percurso seguinte será realizado em território espanhol.

Valença do Minho surpreendê-lo-á pela sua fortaleza bem conservada e majestosa.
Poderá admirar os autênticos tesouros de arquitetura de índole militar e mundial e vivenciar uma mistura de gastronomia, turismo e comércio, principais fatores de atração turística, que tentaremos que aprecie e aproveite ao máximo. Para finalizar, terá a experiência de atravessar a centenária Ponte Internacional Valença-Tui, que une as duas cidades históricas.




Etapa 5
Redondela – Pontevedra

Longitude18km

Continuará o seu Caminho em território espanhol, embora estejamos certos que levará para sempre Portugal, tanto no seu coração, como na sua mente.
Iniciará esta etapa em Redondela, junto à fachada do albergue de peregrinos.
Numa fração de poucos quilómetros será possível observar a magnífica panorâmica do final do estuário da ria de Vigo, acompanhado por casas que se encontram ao lado da encosta montanhosa.

Passará também por Arcade (localidade conhecida pelas suas requintadas ostras), Vilaboa e Ponte Sampaio, entre outros muitos locais, deixando para trás paços residenciais, espigueiros, igrejas, pontes e toda uma natureza de beleza estonteante.

A sua meta nesta etapa será Pontevedra, berço de hospitalidade e de incríveis tesouros, como a Basílica de Santa María Maior; as ruínas de Santo Domingo, não esquecendo a La Peregrina, erguida em homenagem ao apóstolo e ao seu Caminho em finais do séc. XVIII, apresentando um formato de Vieira e uma fachada curva.

Após completar esta etapa, será merecedor de um momento gastronómico num dos numerosos terraços de La Ferrería e da Praza da Estrela. Um ótimo plano, não acha?




Etapa 6
Caldas de Reis – Valga; Santiago de Compostela (entrada por Rosalía de Castro)

Longitude16km

Encontra-se cada vez mais próximo da sua meta! Iniciará esta última etapa e chegará ao encontro que tanto anseia com o apóstolo, em Santiago de Compostela.

Falta percorrer os últimos quilómetros, daí que, anime-se e vamos em frente!
Sairá de Caldas de Reis cidade cuja longa tradição, propriedades curativas e a qualidade das suas águas termais remontam à época romana. Através da bonita paisagem rural galega, entre cursos de água e antigos moinhos, chegará à localidade de Valga, onde finalizará esta primeira fase do percurso.

Quase a terminar o seu Caminho, percorrerá quatro quilómetros desde a entrada de Santiago de Compostela até à bonita Catedral e Plaza del Obradoiro.
Durante estes quatro quilómetros observará à sua frente as torres da Catedral e, estamos convencidos, de que se verá envolvido pelo mesmo sentimento de alegria e bem-estar experienciado por milhões de peregrinos.

Finalmente chegará à sua meta e também experienciará o sentimento de satisfação no que se refere ao objetivo alcançado, que perdurará para sempre na sua memória – e este é o nosso objetivo primordial.

Descanse com a sensação de dever cumprido em todos os sentidos!

Parabéns pela experiência e obrigado por nos deixar fazer parte dela!