Apresentamos-lhe os nossos pacotes perfeitamente adaptados às suas necessidades e que, ao mesmo tempo, cumprem o objetivo de contar com a duração suficiente para a obtenção da Compostela. Venha viver uma experiência inesquecível com os nossos serviços adaptados!!!!!

Propomos um programa completo que, em todo o caso, se pode adaptar à duração e distância desejada em função da sua disponibilidade de tempo e vontade em se aventurar! Uma duração inferior é perfeitamente possível, mas não permitirá a obtenção da Compostela (a não ser que deseje voltar futuramente para finalizar o Caminho).

Desfrutar da beleza do Caminho Central Português e de um percurso fascinante está nas suas mãos. Poderá divertir-se sem preocupações e com a garantia e tranquilidade de percorrer trajetos já analisados e testados previamente. A sua única função será: APROVEITAR.

PACK DEMANDING PILGRIMAGE – NÍVEL 3 (alta – Dificuldade 3): pessoas surdas, mudas, pessoas a recuperar de alguma lesão, seniores que apresentem boa mobilidade, entre outros.

Etapa 1
VAIRÃO – RATES; BARCELOS – LIJÓ

Longitude20km

Iniciará a primeira etapa do caminho acompanhado pela emoção, assim que aproveite e aprecie todos os troços ao longo do caminho. Começará no Mosteiro de Vairão e passará por várias pontes, capelas e lugares como Santagões, S. Mamede, S. Miguel de Arcos, Moldes e Borgonha.
Rates é o destino final deste primeiro percurso e será nessa localidade onde irá carimbar a sua primeira credencial.

Após uma primeira parte mais tranquila e rural, a segunda parte deste percurso desenvolver-se-á em Barcelos, cidade ligada à lenda do Galo de Barcelos, um dos símbolos mais conhecidos da nação Portuguesa. E que a lenda está relacionada com as peregrinações a Santiago de Comportela. Irá conhecer o centro histórico desta cidade, assim como a riqueza existente a nível de paisagens naturais, sem esquecer a vertente da riqueza monumental.

Desde Barcelos seguirá um segundo trajeto mais curto em direção a Lijó, onde terminará por hoje.

Assim termina esta sua primeira etapa, e desejamos que a emoção o continue a acompanhar, assim como o fator “interesse” com o qual começou esta manhã o Caminho!




Etapa 2
TAMEL (ABORIM) – PONTE DE LIMA

Longitude20km

Iniciamos esta sua segunda etapa desde a Igreja da Nossa Senhora de Fátima em Aborim e a partir daqui percorreremos uma série de aldeias que o irão cativar durante todo o caminho, até chegar à espetacular vila de Ponte de Lima. É um percurso incrível!

Este percurso permitirá conhecer as localidades de: Giesta; Gândara; Ponte; S. Bento; Fonte de Cal; Cambado; Outeiro; Carreira de Agra; Cresto; Portela; Quinta de Albergaria; Outeiro do Rio Forcada; Sobreiro; Guerra; Bouça; Silveiro; Paço; Barros, entre outras.

O seu destino final nesta etapa consistirá na vila de Ponte de Lima, considerada uma das mais antigas de Portugal e que, além da sua famosa ponte, é possuidora de um valioso património, assim como as suas ruelas de beleza fascinante.
Além disso, será nesta cidade que gozará do seu merecido descanso, recuperando para a nova etapa do dia seguinte – e nada como a sua gastronomia para o ajudar a repor as forças!




Etapa 3
PONTE DE LIMA – ESPINHEIROS; FONTOURA – VALENÇA

Longitude21km

Esta etapa que vai começar, corresponde à última em Portugal. Queremos que a aproveite como se da primeira se tratasse. Vamos em frente!

Partindo de Ponte de Lima, onde finalizou a etapa anterior, seguirá até Espinheiros. Contactará com o meio rural e a natureza através das localidades de: Barreiro; Arcozelo; Barrosa; Lousados; Regatal; Devesa e Salgueiro. Toda uma riqueza paisagística e tranquilidade rural para os seus sentidos!

O seguinte trajeto e também último em território português começará em Fontoura, donde peregrinará através de Paços, Fervença, Tuído, Conguedo e Troias, até chegar à cidade de Valença.

Valença do Minho fascina os seus visitantes com o seu amplo recinto amuralhado que apresenta um ótimo estado de conservação. Dentro deste recinto poderá enriquecer ainda mais a sua bagagem cultural com as bonitas ruas e monumentos a descobrir, mas também devido à sua gente e gastronomia, de igual importância.

Após esta intensa jornada, nada melhor do que relaxar os seus sentidos com as vistas deste recinto amuralhado e onde se encontra a divisão territorial Portugal – Espanha, a qual fará parte da sua próxima etapa.




Etapa 4
TUI – O PORRIÑO

Longitude19km

Nesta etapa começa a percorrer o território espanhol e partirá desde Tui, localidade nas margens do rio Minho e coroada pela sua Fortaleza-Catedral. O primeiro circuito é urbano e passará pelo antigo hospital para pessoas de baixo poder económico, assim como para peregrinos (1756, hoje convertido num Museu Diocesano), pelo albergue de peregrinos, a capela de S. Telmo, a Igreja-Convento das Clarissas e muitos outros monumentos que descobrirá e o surpreenderá a cada passo que dê.

Esta etapa é suave e segue o curso do rio Louro até chegar a O Porriño. Aqui, poderá visitar o seu emblema, o edifício da Câmara Municipal, construído pelo arquiteto Porrinhense Antonio Palacios, e que apresenta um pórtico espetacular à entrada do próprio edifício, apresentando também uma zona de suportes de incrível beleza. O arquiteto inspirou-se nas Fortalezas-Catedrais e por essa razão os visitantes têm a sensação de que se trata de um Castelo Medieval.

Propomos-lhe que descanse os pés e que alimente o seu espírito com estes monumentos, mas também através do saborear de um apetecível aperitivo de carnes suculentas desta zona galega para que recupere as forças.




Etapa 5
PADRÓN – TEO; MILLADOIRO – SANTIAGO DE COMPOSTELA

Longitude20km

Inicia a última etapa e encontra-se cada vez mais perto de alcançar o seu objetivo! Anime-se!

Sairá de Padrón, local de origem da tradição jacobeia, além de que neste município encontrará um altar de origem romano dedicado a Neptuno, deus das águas.
A lenda diz que ao altar se amarrou o barco que trazia os restos mortais do apóstolo Santiago a Galiza, o qual se encontra no presbitério da igreja paroquial de Santiago de Padrón, no Caminho Português na Galiza.

Sugerimos que continue a apreciar cada quilómetro percorrido, porque ao chegar ao município de Teo, encontrar-se-á quase à entrada de Santiago de Compostela. Aproximar-se-á através de O Milladoiro, dirigindo-se a Ponte Vella de forma a atravessar o rio Sar.

A aproximação à Catedral será realizada através do Parque da Alameda, onde se encontra uma das esculturas mais conhecidas da cidade: “las dos Marías”, obra de César Lombrera. Chegará a Porta Faxeira, um dos acessos ao centro histórico de Santiago, prosseguindo desde aqui através da rua do Franco, uma das mais animadas de Santiago e recheada de bares de tapas e lojas de souvenir, até à Praça do Obradoiro. Desfrute e sinta todos os sentimentos à flor da pele, pois acabou de alcançar o seu objetivo.

Poderá finalmente descansar, encontrando-se satisfeito a todos os sentidos!

Parabéns pela experiência e obrigado por nos deixar partilhar consigo!